Não é fácil definir coaching, porque esse é um processo de desenvolvimento de seres humanos em momentos específicos de seus contextos de vida.
Essencialmente, o coaching é um processo de desenvolvimento comportamental, que está relacionado às ações vinculadas a determinados objetivos, que podem nascer das intenções, sonhos e desejos. Essas ações estão sempre ligadas ao aprimoramento das competências que a pessoa já tem ou precisa adquirir para realizar seus propósitos, ou seja, suas metas e sonhos.
Considero que a pessoa que busca coaching pode ser motivada por vários fatores: o reconhecimento de que precisa mudar, a necessidade de ajuda para sonhar e realizar, mesmo quando o objetivo ainda não está muito claro. É comum que o indivíduo tenha questionamentos sobre a sua vida profissional, por estar pressionado por frustrações, projetos a serem implementados e aspirações. Não podemos nos esquecer das questões ligadas à busca de equilíbrio entre profissão e outras áreas da vida pessoal.
Há muitas técnicas e também expectativas quanto ao processo de coaching. É necessário desmistificar esse trabalho e, por isso, afirmo com base na minha experiência e conhecimento teórico: coaching é conversa, é diálogo positivo e produtivo.