A gestão organizacional enfrenta diferentes dilemas. Um deles é o desafio de encontrar o equilíbrio entre os aspectos técnicos e o lado humano da empresa. Dependendo da ótica e do estado de cada pessoa a quem fizermos esta pergunta “O que vale mais para o sucesso organizacional” teremos várias respostas. No entanto, é fato que por trás de tudo existem seres humanos em busca de realização e, consequentemente, de mais felicidade.
Entretanto, estamos diante de crises. Não é por acaso que encontramos pessoas infelizes com o trabalho que realizem em número crescente. Essa infelicidade é decorrente de muitas frustrações. E a tecnologia parece não estar garantindo os resultados positivos para as empresas terem mais pessoas pensando e criando. Apesar de toda a tecnologia, os conflitos estão cada vez mais presentes nas organizações: pessoas sobrecarregadas, problemas de comunicação, frustração na implementação de projetos, expectativas não atendidas, e consequentemente, ineficiência e ineficácia nas operações.
Normalmente, consultorias são contratadas quando é necessário intervir nos processos, que envolvem tanto questões humanas quanto técnicas/operacionais. É comum projetos falharem por falta de motivação com o uso da tecnologia, dificuldades de uso e aplicação da tecnologia e até mesmo boicotes.
Ainda há muita resistência das empresas na contratação de profissionais que poderão cuidar da gestão das mudanças no início de um projeto. Todos ficam presos a questões técnicas e esquecem que o ser humano motivado positivamente é que vai determinar o sucesso da implementação. Projetos só dão resultados quando, desde o seu início, é dada a devida importância para a conscientização e comunicação entre as pessoas.
Por isso, quando se trata de encontrar soluções para o sucesso organizacional, temos que lembrar que as questões nas organizações são, prioritariamente, relacionais, não técnicas. Entretanto, as soluções definitivas não existem. O que existem, são os ajustes ou até soluções temporárias. Para isso, é necessário saber distinguir o técnico do humano. Mas, quais são as suas dificuldades para fazer essa distinção ?
Desta forma, quando for desenvolver projetos, certifique-se de que seja capaz de reconhecer a diferença entre técnico e humano para minimizar problemas e alcançar êxito na atividade. Se preciso, contrate uma consultoria de gestão de pessoas para apoiar sua empreitada.