O que vale mais para o sucesso organizacional: o aspecto técnico ou o humano ?

cursoA gestão organizacional  enfrenta diferentes dilemas. Um deles é o desafio de encontrar o equilíbrio entre os aspectos técnicos e o lado humano da empresa.  Dependendo da ótica e do estado de cada pessoa a quem fizermos esta pergunta “O que vale mais para o sucesso organizacional” teremos várias respostas.  No entanto, é fato que por trás de tudo existem seres humanos em busca de realização e, consequentemente, de mais felicidade.

Entretanto, estamos diante de crises. Não é por acaso que encontramos pessoas infelizes com o trabalho que realizem em número crescente.  Essa infelicidade é decorrente de muitas frustrações.  E a tecnologia parece não estar garantindo os resultados positivos para as empresas terem mais pessoas pensando e criando.  Apesar de toda a tecnologia, os conflitos estão cada vez mais presentes nas organizações: pessoas sobrecarregadas, problemas de comunicação, frustração na implementação de projetos, expectativas não atendidas, e consequentemente, ineficiência e ineficácia nas operações.

Normalmente, consultorias são contratadas quando é necessário intervir nos processos, que envolvem tanto questões humanas quanto técnicas/operacionais.  É comum projetos falharem por falta de motivação com o uso da tecnologia, dificuldades de uso e aplicação da tecnologia e até mesmo boicotes.

mulher e tecnologiaAinda há muita resistência das empresas na contratação de profissionais que poderão cuidar da gestão das mudanças no início de um projeto.  Todos ficam presos a questões técnicas e esquecem que o ser humano motivado positivamente é que vai determinar o sucesso da implementação.  Projetos só dão resultados quando, desde o seu início, é dada a devida importância para a conscientização e comunicação entre as pessoas.

Por isso, quando se trata de encontrar soluções para o sucesso organizacional, temos que lembrar que as questões nas organizações são, prioritariamente, relacionais, não técnicas. Entretanto, as soluções definitivas não existem.  O que existem, são os ajustes ou até soluções temporárias.  Para isso, é necessário saber distinguir o técnico do humano.  Mas, quais são as suas dificuldades para fazer essa distinção ?

Desta forma, quando for desenvolver projetos, certifique-se de que seja capaz de reconhecer a diferença entre técnico e humano para minimizar problemas e alcançar êxito na atividade. Se preciso, contrate uma consultoria  de gestão de pessoas para apoiar sua empreitada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s