COACHING E MENTORING: MAIS DO QUE TÉCNICAS E METODOLOGIAS

Meu trabalho como coach começou na minha vida executiva, quando tive que aprender a me enxergar como ser humano, exercendo um papel profissional de gestora e líder, para então poder realizar a gestão e a liderança de pessoas, times e projetos.

Hoje, percebo que apesar do coaching ter virado moda, ele é um processo muito antigo, que envolve reflexão ativa, ou seja, quando constatamos que é impossível realizar qualquer coisa sozinhos, inevitavelmente  vamos interagir e nos relacionar com outras pessoas, especialmente com pessoas com quem aprendemos e trocamos conhecimentos e  sabedoria.  E, então, passamos a pensar de verdade sobre quem somos, sobre os porquês e os os objetivos que queremos ao realizar algo.  De qualquer forma, é importante compreendermos os conceitos que atualmente envolvem a profissionalização do coaching/mentoring.   

coachingCoach é o profissional que, a partir de uma postura focada em servir, adota um instrumento ou metodologia para atuar como facilitador de pessoas ou times que precisam ativar seus potenciais, desenvolver ou melhorar comportamentos, atingir objetivos, ou seja, realizar o que desejam e promover as mudanças. A pessoa que dá coaching tem vivência em comunicação, gestão e relacionamento humano e sempre vai agir em parceria com o seu coachee ou time (orientados).

É importante ressaltar que há uma diferença entre dar coaching e dar consultoria.  Já pude constatar, por meio de muitas pessoas que me procuraram pedindo coaching,  que no fundo elas estavam querendo consultoria.  Por isso, é bom definirmos também o que é consultoria:

Consultoria é um processo de investigação, orientação, recomendação, implementação e acompanhamento. É essencialmente um processo colaborativo. Já no coaching, o  processo é de facilitação para orientação de pessoas ou equipes em função de metas ou resultados desejados.

Como acredito que qualquer trabalho de coaching deva incluir questões espirituais e encorajamento de pessoas, no meu trabalho sempre incluo o mentoring, um processo que envolve as motivações mais profundas do meu cliente.  Em outras palavras, sempre entro na questão do que o espírito desse cliente deseja, o que muitas vezes não coincide com o que sua mente deseja.   Assim, como mentora, a minha experiência de vida e profissional pode contribuir para apontar caminhos, orientar, fazer pensar, abrir alternativas e possibilidades, elevar o ser humano.

Na minha visão, o processo de coaching sempre anda junto com o mentoring, porque ativar o imenso potencial e as possibilidades da pessoa ou do time é uma questão essencial no mundo de hoje. Somente quando nos damos conta de que podemos e conseguimos transferir sabedoria uns para os outros é que criamos melhores condições para construir nossos projetos de vida e profissionais com mais sentimento de satisfação e realização.

dialogo1

Existem vários caminhos para a formação do coach/mentor. Para eu chegar até o meu atual estágio profissional, realizei cursos em locais que considero de primeira linha neste tipo de formação profissional.   Durante os 12 anos que atuei na Unilever Brasil,  participei de treinamentos focados em coaching com Gareth Mcllroy, consultor da Heidrick & Struggles, e também de cursos da Marcondes & Associados. Desenvolvi também minha formação em Coaching, Mentoring & Holomentoring é com foco em Life, Self e Professional Coaching nas instituições abaixo:

Instituto Holos

Nascido no Brasil, o Instituto Holos já é a escola de Formação em Coaching e Mentoring com a maior credibilidade, devido à profundidade e seriedade de sua atuação. Tem uma metodologia instrumental própria e exclusiva, o Sistema ISOR, um conjunto instrumental científico-pedagógico voltado para o Desenvolvimento Integrado do Ser Humano e suas Organizações, com base no pensamento sistêmico, na moderna administração, na ciência e na milenar sabedoria humana.

ICI – Integrated Coaching Institute

Uma das escolas de coaching mais conhecidas do Brasil, criada para ser um centro de excelência na formação de profissionais e líderes. Oferece o primeiro curso em português do mundo a conseguir a aprovação internacional do ICF – International Coach Federation. Em sua metodologia de ensino, o ICI integrou os melhores modelos de coaching para que os alunos obtenham uma visão ampla e profunda da área.

O trabalho que ofereço para pessoas e empresas é um processo personalizado, exercido de forma única, sem padronizações.   Embora existam diversos parâmetros orientativos, formas, metodologias e ferramentas para o exercício do coaching/mentoring, sempre priorizo levar em consideração as características singulares da situação e das pessoas envolvidas, incluindo o seu campo energético.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s